Participação

Seminário conclui trabalho Socioambiental da ETA São Gonçalo

Atividade no Parque Tecnológico contou com agentes públicos e educadores ambientais das comunidades

Divulgação - DP - Encontro foi etapa final de educação junto a comunidades de diferentes locais da cidade

Encerrou-se na semana passada o Trabalho Socioambiental da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, com a realização de um seminário com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, Prefeitura, Sanep, equipe executora do projeto e educadores ambientais formados pelo projeto. O evento ocorreu no Parque Tecnológico de Pelotas.

O Trabalho Socioambiental da ETA São Gonçalo deu-se por meio de uma parceria entre o Sanep e a Acordar Treinamentos, que executou o projeto elaborado pela autarquia. As atividades iniciaram-se em 2016, paralelo ao começo das obras da ETA, que está em fase final de construção e deverá aumentar a capacidade de entrega de água tratada em Pelotas.

O projeto técnico social teve por objetivo formar núcleos socioeducativos nas macrorregiões do Município. Este trabalho funciona como uma espécie de rede comunitária: através da formação dos educadores ambientais, 68 ao total, a conscientização sobre a importância do saneamento básico foi repassada ao restante da comunidade por meio de ações junto às Unidades Básicas de Saúde, serviços de convivência, de assistência social e escolas. Também foi elaborada uma cartilha socioambiental, conjunta entre os educadores e os técnicos da equipe da Acordar.

Na fase inicial, à cargo do Sanep, foi feito o diagnóstico socioambiental e, a partir dele, o plano de intervenção junto às comunidades. Formalizaram-se, assim, os núcleos ambientais em todas as seis regiões da cidade e no corredor da barragem do Santa Bárbara, segundo destaca Aline Fonseca, coordenadora do Trabalho Sócio Ambiental (TSA) do Sanep.

"Não se faz obra para a a cidade ou para a calçada, faz-se obra para as pessoas. O trabalho social não é só um facilitador de obra. A ideia da participação social é que as pessoas participem ativamente do processo, na política pública de saneamento. Os educadores são atores atuantes nesse processo", detalha Aline.

Esta visão da importância do trabalho social é compartilhada pela diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina. "Nada adianta a grande obra entrar em operação se a gente não tiver a participação da comunidade. É gratificante ter essa transversabilidade entre a comunidade, o Poder Público e o Sanep."

Segundo o coordenador do projeto técnico social da Acordar em Pelotas, o assistente social Diego Gonçalves, a realização do seminário efetivou os anos de trabalho realizado junto às comunidades. "Falamos do trabalho técnico e social da ETA, que anda em paralelo com a construção desta estação. Tivemos a presença da comunidade, pessoas que saíram dos seus bairros para estarem aqui como protagonistas do processo."

Educadores sociais

Os educadores ambientais receberam da Prefeitura um certificado que atesta o importante papel social que entregam ao Município. "Temos o hábito de achar que é apenas responsabilidade dos gestores, mas temos que entender que todos nós precisamos ter participação ativa para que o serviço público caminhe", disse Dorisa Maria Quincoses dos Santos, da macro área do Fragata. "Sempre ouvimos que esses projetos educativos só precisavam da nossa participação por escrito e nada mais, por ser uma obrigação prevista na legislação. Mas neste projeto a gente participou mesmo, foi gigantesco e maravilhoso o conhecimento que adquirimos", completa Pedro César Porto, educador ambiental do Areal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais 50 mil visitantes passam pelo Festival de Inverno Lourenciano Anterior

Mais 50 mil visitantes passam pelo Festival de Inverno Lourenciano

Relatório aponta 511 árvores suprimidas pós-ciclone em Pelotas Próximo

Relatório aponta 511 árvores suprimidas pós-ciclone em Pelotas

Deixe seu comentário